Segurança Operacional, Meio Ambiente e Saúde


Projeto de Educação Ambiental (PEA)

O processo sobre as licenças ambientais das companhias de petróleo e gás vem ganhando aliados graças ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Com isso, novos instrumentos legais serão criados, assim como outros já existentes aprimorados. Em alguns temas prioritários de atuação, a PetroRio participa com destaque, como veremos a seguir:

Projeto de Proteção e
Limpeza da Costa

Através da identificação de trechos prioritários e a elaboração de um guia estratégico o plano reduz as consequências ambientais em caso de vazamento de óleo no mar.

Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos

Programa que busca diminuir os impactos socioeconômicos nas populações afetadas pela atuação das empresas de exploração de petróleo e gás na região. O Programa visa construir a autonomia do sujeito envolvido, oferecendo infra-estrutura e criando uma cenário favorável a geração de trabalho e renda.

Plano de Proteção à Fauna

Compilação com as especificidades de cada espécie de animal pertencente àquela fauna, visando os procedimentos corretos de emergência em um possível vazamento de óleo.