Segurança Operacional, Meio Ambiente e Saúde


Projeto de Educação Ambiental (PEA)

Investir na segurança de toda a força de trabalho e preservar a vida e o meio ambiente são premissas básicas da PetroRio

Através dos Projetos Ambientais e de Segurança Operacional a Companhia faz a sua parte, atendendo aos requisitos legais brasileiros de agências ambientais, regulatórias e trabalhistas e incorporando padrões ambientais e sociais internacionalmente reconhecidos.

PROJETOS AMBIENTAIS

Os projetos ambientais implementados pela PetroRio, e citados a seguir, são medidas de mitigação dos possíveis impactos decorrentes de suas atividades no Campo de Polvo.

Projeto de Controle da Poluição
(PCP)

Constituído por procedimentos que buscam minimizar a poluição advinda da geração de resíduos a bordo das unidades marítimas e embarcações, da destinação em terra, do descarte de rejeitos no mar e das emissões atmosféricas.

Projeto de Monitoramento Ambiental
(PMA)

Monitora as possíveis alterações ambientais no Campo de Polvo, através de campanhas anuais de amostragem de água, sedimento e biota ao redor das unidades marítimas e embarcações.

Projeto de Comunicação Social
(PCS)

Disponibiliza canais de comunicação que podem ser utilizados a qualquer momento pela população (falecompolvo@petroriosa.com.br; 0800 710 0200). E, anualmente, acontecem dois encontros com as instituições de pesca nos municípios da área de influência na Bacia de Campos, quando são entregues Informativos, Cadernos de Pesca e Tábuas de Maré.

Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT)

Treinamento para 100% dos trabalhadores envolvidos nas atividades desempenhadas no Campo de Polvo, buscando desenvolver uma visão crítica individual capaz de avaliar os aspectos referentes ao empreendimento no qual trabalham, e as implicações dos danos e riscos socioambientais e operacionais decorrentes do mesmo.

Projeto de Educação Ambiental
(PEA)

Batizado de ObservAção, tem como foco a formação de observatórios socioambientais com o papel de identificar e monitorar os impactos da cadeia produtiva do petróleo e gás nos municípios que constituem a área de abrangência deste Projeto.
Clique aqui e saiba mais sobre o PEA-ObservAção.

Plano de Emergência Individual
(PEI)

Documento elaborado para orientar a PetroRio no caso de uma emergência com vazamento de óleo no mar, quando são necessárias ações de resposta rápidas e eficientes para minimizar os impactos no meio ambiente e nas comunidades da área de influência.